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Simulação de Física – Colisão de uma bola em Javascript

Olá pessoal,

Venho a algum tempo estudando engines para jogos em javascript. Porem sempre quis entender como eram feitos os cálculos de colisão e gravidade dos objetos de um jogo, foi a partir deste problema de pesquisa que iniciei os meus estudos nesse assunto. Ao buscar no Google encontrei poucos tutoriais que ensinavam a implementar a fisica de uma bola quicando. Os tutoriais que achei ensinavam em outras linguagens como Java no Android, e ActionScript no Flash.

No decorrer dos estudos comecei a me aprofundar no assunto e descobri que existem diversos cálculos criados por exemplo o método de Verlet, conforme fórmula representada abaixo:

Fórmula do Método de Verlet

Fórmula do Método de Verlet

Com base no conhecimento adquirido , peguei como base o código em action script que foi desenvolvido por Márcio Silva e foi postado no MxStudio, neste link.

Abaixo segue a demonstração em funcionamento, clique aqui para visualizar em uma nova aba:

Sobre o autor
Felipe Marques é Consultor e Analista de Sistemas Web e Mobile. Mais de 10 anos de experiência.
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